Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
B I O G R A F I A
18/09/2021 10:30 em Música

José Fortuna-42 anos de carreira compos 2000 músicas 25 LP Long Play 42 peças de teatro e vários 78 rotações escreveu 25 livros, faleceu em 10 de novembro de 1983.

Pedro Bento e Zé da Estrada-Família de cantores em 1959 voltam a cantar juntos depois de uma longa temporada ausente fizeram muito sucesso nas Rádios Nacional e Cultura.

Liu e Leo-Linco e Walter Paulino da Costa vem de uma família que tinha o hábito de cantar,em 1957 iniciaram sua carreiracom o apoio de Zacarias Mourão da Bandeirantes,a primeira apreentação foi no programa Novidades Sertanejas apresentado por Teddy Vieiradonos de mutos Sucesos, tiveram sua própria gravadora a Tocantins...

Vieira e Vieirinha-Rubens Viera Marques e Rubião Vieira Marques,interpretavam a tradicional música de raiz a moda de viola o cateretê e o curuú começaram em Itajubi, a primeira gravação foi em 1952 com 22 anos de Rádio Nacional, depois Record Tupi durante a carreira foram 54 discos..

Zilo e Zalo-Aníbio e Belizaro Pereira de Souza nasceram em Santa Cruz do Rio Pardoaos 15 anos aprenderam a tocar violãoZalo também tocava Viola,ja começava a compor as primeiras modinhasem 1954 cantam na Rádio Difusora da Cidade usando peciodónomo da dupla como Pereré e Pinguinha Zilo e Zalo ao longo da carreira gravaram 22 discos.

Campanha e Cuiabano- Antonio e Olívio começaram a cantar na Rádio São José do Rio Preto em 1952 mais tarde juntaram com Celinho o trio fez muito sucesso com a música "Meu Passarinho.

Inezita Barroso-Inês MadalenaAranha de Lima,aos 7 anos tocava piano em 1951 estreiou na Rádio Nacional de São Paulo Inezita lançou a Música"Ronda" de Vanzolini  tornando um clássico do MPB Inezita levou para França,Rússia,Itália,Estados Unidos,Israel,Paraguai e uruguai,a legítima música caboclo formada em Folclore apresentou durante anos o programa 'Viola minha Viola" da TV Cultura.

Irmãs Galvão-Mary e Marilene,família d músicos em 1952foram convidadas a fazer uma apresentação na Rádio Piratininga ao lado de Salomão Esper,programa de auditório,logo contratada pela Rádio Bandeirantes gravam o primeiro disco com a música carinha de anjo e outras,em 1973 afastam-se da vida artítica eretorna em 1979 após vencerem o festival Nacional da Música Sertaneja,em 1986 gravam a música de maior sucesso " No calor de teus abraços"20 long play  em 50 anos de carreira.

Luisinho Limeira- Irmãos se une com a acordionista Zezinha formando um trio em 1946 conhecidos como "o Trio Orgulho do Brasil" criadores do rítimo campaeiro gravam as músicas Menino da Porteira,Mil e Quinhentas Cabeças,Pretinho Alejado e tantos outros sucessos, 19 anos de carreira se separam ,Luisinho ficou roco e parou de cantar.

Irmãs Castros-Lourdes e Maria, começaram a cantar aos 11 anosem Baurú  descobertas por Nhô Pai as ensinou o rítimo do rasqueadofez sucessos no Brasil e na América Latina ficram juntas até 1985 final da carreira.

Jeca Mineiro- como cantor teve vários parceiros ao longo da carreiraem 1946 formou dupla com Chico Carretel, fizeram programs juntos na Rádio Cruzeiro do Sul, quando a dupla se desfez,em 1949  um novo parceiro o Motinha, com a Mineirinha gravvou pela copacabana " Mulher Ciumenta" em 1965 formou um trio Mineiro Bmbú e Pirajá gravando " O natal da Mariazinha"autor das músicas,Dama de Vermelho,Não Bebas Mais e Fuscão Preto em parceria com Atílio Verssuti  com mais de 50 gravações.

Cascatinha e Inhana-Começaram a carreira em 1948 em 1951 gravam  seu primeiro disco com as músicas "Paloma Froteiriça India e meu primeiro amor" duas verções de José Fortuna, que lhe deram o troféu Roqueti Pinto em 1951 e 1953.

Nhô Pai-O criador do rasqueado rítimo derivado da polca  e da guarânia escreveu várias músicas,"Beijinho doce,e Ciriema que marcaram a carreira das Irmãs Castros Nhô Pai teve uma dupla Nhô pai e Nhô fio ele faleceu em 12 de Março de 1988.

Leoncio e Leonel-Caipiras auténticos se apresentaram muitos anos na Rádio Cultura de Bariri só depois de 20 anos tiveram uma oportunidade de se apresentar na Capital através de Euclides Riqueza e Teddy Vieira que os apresentou a Nhô Crispim apresentador do programa "Alvorada Sertaneja" na Rádio América onde ficaram por 6 mêses foram pra Rádio Bandeirantes através do comndador Biguáonde começaram a fazer suceço.

José Russo-Radialista Compositor,iniciou sua carreira na Rádio Nacional hoje Rádio Globo, também atuou na Rádio Piratininga,Cometa Record, e Capital,sempre com expreciva audi~encia,facinado pela música compõs Bonequinha e linda estudante gravada por Leo Canhoto e Robertinho, a Praia Uma vez Por mês e blusa Vermelha gravadas com o trio parada dura José Russo faleceu em 29 de Agosto de 1989

Biá- Formou dupla com seu irmão "Sabiá e Canarinho" mais tarde com Palmeira em 1952gravou a música "Arroz a Carreteiro Moda de feiticeiro e outras,Boneca Cobiçada  autoria do Biá consagrou a dupla vendendo mais de 500 mil copias, a dupla introduziu o bolero na música sertaneja mudando a temática das letras que passaram a falar de mulheres bares e noites considerada a dupla mais popular da época ficaram juntos até 1961 Biá foi o primeiro produtor a lançar músicas em FM.

Tião Carreiro e Pardinho- José dias Nunes e Antonio Henrique,começaram em 1952 na Rádio Cultura de Araçatuba, em 1956 foram para São Paulo atravez do compositor Teddy Vieira quem lhes daria muitos sucessos em 78 rotações,com as musicas Rei do Gado Mariposa e outras,a música Alma de Boemio vendeu 100 mil cópias, em 1970 faz suas primeira experiência  no Cinema no filme " Sertão em Festa"em 1978 a dupla se desfez voltando em 1982 com o LP Navalha na Carne,na dédacada de 1950 Tião Carreiro cria o rítimo do pagode uma mistura do catira e recortado mineiro,em 1988 gravam a magestade o pagode totalisando 60 discos gravados.

COMENTÁRIOS